Núcleo de Pesquisas Arqueológicas – NPArq

Deixe um comentário

O Centro de Pesquisas Arqueológicas (CPArq) foi criado em 2005, na sequência da incorporação dos primeiros pesquisadores especializados em Arqueologia ao IEPA. Já antes dessa incorporação, pesquisadores de outras áreas haviam manifestado preocupação pela importância da preservação do rico patrimônio arqueológico do Estado.
No Centro de Pesquisas Aquáticas (CPAQ) do IEPA, através do Programa de Gerenciamento Costeiro (GERCO), informações sobre a ocorrência de vestígios arqueológicos têm sido coletadas há alguns anos, enriquecendo o ainda escasso conhecimento sobre a distribuição dos sítios arqueológicos no Estado do Amapá. Porém, a ausência de profissionais habilitados para a realização de pesquisas arqueológicas impedia o desenvolvimento de estudos específicos, que muito têm a contribuir para o enriquecimento da história das ocupações humanas nesta região.
Desta forma, a recente estruturação do CPArq oferece ao Estado do Amapá a possibilidade de desenvolver pesquisas científicas no âmbito da arqueologia, permitindo uma maior autonomia na gestão deste patrimônio, antes extremamente dependente da contratação de arqueólogos de outros estados.

Missão: Promover e desenvolver a pesquisa arqueológica no Estado do Amapá de forma a garantir a preservação desse patrimônio, conjugando o saber científico com os interesses da população amapaense de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Atividades desenvolvidas:
O Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do IEPA está capacitado para a realização das seguintes atividades envolvendo o patrimônio arqueológico no Estado do Amapá:
1.prospecção e levantamento de sítios arqueológicos;
2.coletas controladas de material em superfície;
3.escavação de sítios arqueológicos;
4.análise de material arqueológico;
5.análise espacial através de Sistema de Informação Geográfica (SIG) – geoprocessamento.

Além destas atividades voltadas ao desenvolvimento de pesquisa acadêmica, o NPArq também desenvolve pesquisas para terceiros, através de prestação de serviço, tais como:
•elaboração de laudo técnico de Diagnóstico sobre a presença de sítios arqueológicos em áreas de impacto de obras, incluindo levantamento bibliográfico e de campo;
•elaboração e execução de Programas de Prospecção e Resgate para os casos de obras que tenham impacto direto ou indireto sobre o patrimônio arqueológico;
•realização de curadoria e análise do material arqueológico coletado durante as prospecções e resgates dos sítios arqueológicos, com a elaboração de relatórios técnicos detalhados apresentando os resultados científicos das atividades realizadas;
•desenvolvimento de ações de Educação Patrimonial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: