Exposição “Uma ponte sobre o Oiapoque” – No Museu Kuahí, de Abril a Dezembro de 2013

Deixe um comentário

abril 23, 2013 por maracpinto

224

Esta exposição,com curadoria do arqueólogo francês Dr. Gerald Migeon,  tem como palco virtual o imponente e impetuoso rio Oiapoque, a partir do qual somos  remetidos para uma viagem no tempo que tem como ponto de partida as antigas civilizações ameríndias. Seguem-se os descobridores, conquistadores e colonos europeus, precedidos pelos sábios e exploradores aventureiros, culminando na construção da ponte sobre o Oiapoque que se deu nos nossos dias. A máquina do tempo nos é concedida através de banners e de algumas peças de cerâmica indígena pré-colonial, tais como urnas e tigelas provenientes de sítios arqueológicos com localização em Calçoene e no Oiapoque.

211 204 219

222 326

 “Uma Ponte sobre o Rio Oiapoque” é a primeira exposição arqueológica no Museu Kuahí e foi elaborada através de articulações entre as equipes do Museu Kuahí, do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA e do Iepé-Instituto de Pesquisa e Formação
Indígena, no âmbito das atividades do Abril Indígena.
298

Paralela a esta exposição está uma outra intitulada: “A roça e o kahbe”, que, sob o olhar indígena, dá a conhecer o modo de vida destas civilizações, destacando as suas principais atividades nos enquadramentos econômico, social e religioso.

229

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: